DETRAN-AP anuncia frota de veículos exclusivos e reaproveitamento da etapa de baliza na prova prática
tendendo a solicitações de usuários, o Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP) anuncia mudanças na prova prática de direção veicular, com o objetivo de otimizar o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para milhares de cidadãos. Agora, o aluno poderá utilizar carros disponibilizados pelo Detran com sistema de telemetria, processo que garante mais transparência na realização do exame.
A opção pela frota exclusiva do Detran trará mais economia para o bolso do cidadão, que deverá arcar apenas com a taxa de aluguel do veículo, no valor de R$ 180,00 e a taxa de marcação do exame prático, no valor de R$ 90,00. O agendamento da prova está disponível no site detran.ap.gov.br.
“Esta mudança foi pensada para apoiar o candidato, pois oferece um sistema de prova altamente seguro, com o veículo sendo monitorado por dentro e por fora e a possibilidade do aluno realizar a prova com mais rapidez. Se ele porventura for reprovado em seu exame, poderá remarcar o reteste pela internet e realizá-lo no mesmo dia ou até no dia seguinte. Isso ele quem irá decidir”, pontuou o gestor.
O sistema de telemetria foi anunciado pelo Detran no fim do ano passado, e entrou em vigor de forma definitiva em 19 de fevereiro deste ano. Ele monitora o candidato desde o momento em que entra no veículo, com câmeras de vídeo e captação de áudio, e sensores na embreagem, setas, freio de mão, cinto de segurança e motor, além de um HD para armazenar as informações.
Reaproveitamento de baliza
Outra novidade implementada pelo Detran para beneficiar os candidatos será o reaproveitamento da aprovação na baliza, que entrará em vigor a partir do dia primeiro de abril. Isto é, se o candidato for aprovado na baliza e reprovado no percurso, quando for realizar a prova novamente, não será mais necessário cumprir a etapa da baliza, continuando a prova pela execução do percurso.
“É uma melhoria que irá aproveitar o exame de muitos candidatos aprovados na fase da baliza, mas não conseguem êxito no percurso. Com esta mudança, a aprovação dele na baliza estará mantida no sistema, com o devido reconhecimento pela aprovação obtida nesta fase”, destacou o gestor.
Agendamento da prova prática
A marcação de primeiro teste e reteste da prova prática pode ser feita pelo próprio candidato no site detran.ap.gov.br.
Texto: Vithória Barreto
Foto: Fabiano Menezes
Secretaria de Estado da Comunicação – SECOM