Desenvolvido de forma modular, o Sistema EVE permite sua configuração conforme as necessidades de cada instituição responsável pela administração e pela operacionalização dos processos de obtenção e alterações das diversas categorias da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mesmo sendo modular, o sistema possibilita a definição de vários parâmetros que poderão adequar de forma mais refinada os procedimentos e particularidades das rotinas utilizadas nos processos do exame prático veicular. A solução proposta divide o exame de direção veicular em etapas, conforme o tipo de veículo e de acordo com a legislação vigente.
Para veículos de quatro ou mais rodas (carros, ônibus, caminhões e correlatos), existem as seguintes etapas:
Baliza: estacionar em vaga delimitada por balizas removíveis;
Percurso: conduzir o veículo em via pública, urbana ou rural.
Para veículos de duas rodas (motos), há a seguinte etapa:
Circuito: pista indoor especialmente destinada para o exame de moto, contendo um conjunto mínimo de obstáculos que representem a via pública.
A solução definida utiliza mecanismos e equipamentos que proporcionam facilidade de instalação, operacionalização e mobilidade para todas as etapas, assim como possibilita a coleta de informações que poderão ser utilizadas para auxiliar a avaliação do Aluno (Candidato/Condutor) e também auxiliará rotinas de auditoria dos exames, no caso de questionamentos quanto aos procedimentos e resultados. As informações coletadas pela solução atendem o necessário para embasar o que realmente aconteceu durante as várias etapas do exame veicular, tais como coordenadas (latitude/longitude), os eventos relacionados à telemetria do veículo e imagens e sons colhidos pelas câmeras. Estas informações são coletadas continuamente enquanto os exames de direção veicular de Baliza/Percurso/Circuito estão sendo realizados.
Os Alunos (Candidatos/Condutores) que farão os exames práticos deverão ser previamente agendados, conforme rotina estabelecida pelos setores responsáveis, e são pelo sistema transferidos para o dispositivo móvel no início de cada expediente ou de cada exame por meio de rotina de sincronização das informações. Para acesso ao sistema é necessário a identificação do Examinador através de Usuário e Senha e/ou da verificação da imagem dactiloscópica. Com a identificação do Examinador, o sistema é configurado automaticamente conforme o perfil de acesso do Examinador. Após identificar o veículo, o Examinador então identifica o Aluno (Candidato/Condutor) por meio de nome, CPF e RG. O sistema ativa uma rotina para tirar uma foto e verificar a impressão dactiloscópica da digital do Aluno (Candidato/Condutor), dependendo de parâmetros definidos pela instituição responsável, enviando em tempo real e/ou armazenando estes dados no dispositivo móvel.
Se não for possível obter conexão com o servidor de banco de dados para transferência da relação de Alunos (Candidatos/Condutores) que farão o exame prático, o sistema utilizará os dados do último sincronismo executado e procederá com os exames normalmente. Assim que for possível a conexão com a base de dados, o sistema fará a transmissão dos dados e atualizará com as informações contidas no dispositivo móvel, realizando um novo sincronismo ao final de cada exame, transmitindo os dados, imagens e sons acumulados.
Identificado o Aluno (Candidato/Condutor), o sistema escolhe automaticamente o trajeto, quando o tipo de exame for Percurso. Caso seja necessário, o Examinador pode verificar/alterar o trajeto a ser percorrido. Após a definição do trajeto, o sistema pergunta se o exame pode ser iniciado e, então, ativa um cronômetro crescente/decrescente, sendo o tempo total diferenciado por tipo de exame e categoria pretendida pelo Aluno (Candidato/Condutor). Uma relação com as possíveis infrações que poderão ocorrer durante o exame é exibida, possibilitando ao Examinador anotar as infrações cometidas pelo Aluno (Candidato/Condutor). Estas infrações são divididas em leves, médias, graves ou eliminatórias. As infrações podem ser escolhidas a partir de uma lista ou inseridas pelo seu código correspondente, além de poderem ser atualizadas.
O sistema contém procedimento de telemetria, ou seja, verificação automática dos eventos que ocorreram durante o exame, tais como velocidade, liberação do freio de mão, utilização de pedais (freio e embreagem), utilização de setas de conversão, afivelamento do cinto de segurança, ré e outros itens que podem ser parametrizados. Todas estas informações estarão disponibilizadas no tablet do Examinador on-line, ou após a conclusão do exame na visão do monitoramento, conforme parâmetros do sistema.
No caso da Baliza e do Circuito, infrações de colisão com a baliza e invasão de faixa pelo motociclista são detectadas por meio de barreiras com sensores infravermelho.
Terminado o tempo de aplicação do exame, o sistema pode ativar novamente o cronômetro com um tempo extra customizável, que é utilizado pelo Examinador para revisar as infrações cometidas durante o exame, ou para conciliação com o anotado por um segundo Examinador.
Após a conclusão do exame prático, o sistema ativa a rotina de transmissão do resultado para o banco de dados. Caso neste momento não consiga obter conexão, os eventos/infrações/resultados dos exames são armazenados no dispositivo móvel e, quando for possível a conexão, o sistema transfere todos os exames. Desta forma, a rotina de exames não será prejudicada, garantindo assim um perfeito funcionamento de todo o processo, mesmo sem sinal de rede.
O acompanhamento dos exames realizados e transmitidos poderá ser realizado pelo Sistema de Gestão e Monitoramento de Exames, cuja principal função é mostrar as informações coletadas durante os exames, tais como os dados da métrica do exame, das infrações cometidas (pontuação), do trajeto utilizado, dos eventos (GPS, Telemetria), sincronizados com as imagens e outras informações, além de mostrar todo o desenrolar do dia de trabalho dos Examinadores e dos seus Examinados.
O Secretário e demais responsáveis pela banca podem acompanhar os resultados pela Intranet da Banca de Exames, que possui ainda a funcionalidade de remanejar Examinadores e Alunos (Candidatos/Condutores) em tempo real, mesmo durante a execução dos exames. Por fim, a Integração envia os resultados e informações de identificação e monitoramento para o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).