Sistema de telemetria auxilia na avaliação de exames de direção em Manaus
Exames práticos de direção da categoria B, retomados em junho, passaram a utilizar o sistema de telemetria para capturar ações de alunos e examinadores. O novo sistema adotado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), permite que o áudio, vídeo e dados do percurso e todas as ações realizadas durante o teste sejam capturados.
A telemetria vem sendo implantada e testada desde o segundo semestre do ano passado, quando se iniciou a instalação dos equipamentos em todos os 280 veículos utilizados pelas autoescolas de Manaus. A implantação da tecnologia foi custeada pelo Detran e não implicará nenhum acréscimo no valor pago pelos alunos.
Antes, se a pessoas quisesse fazer a revisão do exame, teria que pagar uma taxa de R$ 9,14, mas agora, com a tecnologia implantada, todas essas informações já estão disponíveis, gratuitamente, na área do aluno, no Portal de Serviços do Detran-AM (digital.detran.am.gov.br).
"Com a implantação da telemetria, o Detran Amazonas dá mais um salto tecnológico no processo de emissão da CNH e também passa a ter meios de cumprir o artigo 49 da Resolução 789 do Contran, que diz respeito ao índice mínimo de aprovação dos exames teóricos e práticos pelos Centros de Formação de Condutores. Além disso, para o aluno essa inovação significa mais transparência e rapidez na obtenção de sua habilitação, pois com o novo sistema, o resultado do exame vai estar pronto no mesmo dia", explicou o diretor do Detran-AM, Rodrigo de Sá Barbosa.