Testes práticos de direção vão ser monitorados por câmeras na Bahia
O acompanhamento de testes práticos de direção para candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Estado da Bahia deve ser adotado ainda neste ano. A tecnologia, ainda em fase de implementação, foi apresentada durante exposição educativa promovida pelo DETRAN baiano em Salvador.
Os dois sistemas que serão utilizados nas avaliações foram criados com base na portaria 238/2014 do Conselho Nacional de Trânsito do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que autoriza a transmissão eletrônica da avaliação dos instrutores de autoescolas. O monitoramento é feito atualmente de forma manual, o que muitas vezes abre brechas para fraudes.
Erick Alvarenga, um dos criadores da nova ferramenta, avalia que a tecnologia vai contribuir com a evolução do processo de aprendizagem e dará mais transparência nos exames. “Os DETRANs vão poder acompanhar as aulas e exames dos candidatos em tempo real. Se o candidato cometer qualquer infração, o sistema vai apontar o erro e o local onde foi cometido, através do GPS instalado no veículo. Através do sistema biométrico com fotografia, é possível comprovar que o aluno, o instrutor ou examinador estão realizando as avaliações”, explicou.
O gestor de segurança Marcos Antônio Batista, 43 anos, lamentou que o sistema eletrônico não existisse na época em que fez o teste. “Quando tirei a primeira habilitação, em 1997, o examinador não foi muito simpático, mas ele não me reprovou. Porém, muitos colegas já me contaram que foram reprovados sem uma justa causa, simplesmente porque questionaram o examinador”, relatou. “Muitas vezes somos injustiçados também. Sou instrutor há 10 anos, e muitos candidatos ficam insatisfeitos com a forma que passamos o conteúdo. Com esse sistema, vamos mostrar que a falha pode não ser nossa. Acredito que vai ser bom para todos”, concluiu o instrutor do DETRAN, Jaime Soares.