DETRAN-BA abre a Semana Nacional de Trânsito com atividades educativas
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (DETRAN-BA) deu início, nesta sexta-feira (18), às atividades da Semana Nacional de Trânsito 2015, com a exposição educativa “Seja você a mudança no trânsito”, na Alameda de Serviços do Salvador Shopping. A manhã foi marcada pela apresentação do grupo de teatro Bumbá, que tratou de maneira lúdica o comportamento no trânsito, e do balé do DETRAN, com a apresentação das campanhas “Leve a consciência na garupa” e “Balada Consciente”.
O diretor-geral do DETRAN, Maurício Bacelar, o chefe de gabinete da secretaria da Administração do Estado (SAEB), Rodrigo Pimentel, e o presidente da Associação Baiana de Medicina de Tráfego (ABAMET), Antônio Meira e o Presidente da FENASDETRAN – Federação Nacional das Associações de DETRAN Mário Conceição, participaram do evento, que reuniu 100 alunos das escolas municipais José Calazans e Helena Celestino de Magalhães e do Colégio Estadual General Dionísio Cerqueira.
O público infantil se concentrou na unidade móvel da Escola Pública de Trânsito, que simula o tráfego de uma grande cidade, com minipista e ações educativas. Para os condutores, as principais atrações são o simulador de trânsito, o sistema de monitoramento das aulas e provas práticas de direção veicular e o dispositivo que só permite a partida na moto com o uso de capacete.
Além do DETRAN, a exposição conta com estandes da Polícia Rodoviária Federal e Estadual e do Esquadrão Águia da Polícia Militar. No estande do DETRAN, é possível consultar serviços relacionados a veículos e habilitação, através do portal de serviços online.
O diretor Maurício Bacelar falou do esforço para cumprir a meta da Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), estabelecida pela ONU para reduzir o número de acidentes no mundo. “Estamos intensificando as ações na área de educação para reduzir em 50% o número de acidentes de trânsito na Bahia. Uma meta estabelecida pela ONU, que precisa ser cumprida com a ajuda de todos os órgãos ligados ao trânsito e também com o envolvimento da sociedade. Sabemos que as ações educativas só dão resultados a longo prazo, mas entendemos que só formando cidadãos conscientes e responsáveis podemos conseguir avançar e mudar este cenário tão alarmante”, ressaltou.